Sobre o Projeto

O nosso apoio à comunidade é fundamental!

Nuno Miguel Guerra

Enquanto comunidade, sabemos bem quão essencial é o papel dos profissionais que trabalham no dia-a-dia dos lares, residências e demais instituições, pois são eles que estão lá, todos os dias, a cuidar daqueles que nos são mais queridos, de quem guardamos as melhores memórias e para quem queremos o melhor neste momento particularmente desafiante. Contando com o enorme empenho dos profissionais em garantir o bem-estar e a segurança dos utentes, decidimos mostrar a nossa gratidão, desenvolvendo a App +Próximo para os ajudar na deteção precoce de casos de infeção respiratória, permitindo assim salvaguardar equipas e utentes

Nuno Miguel Guerra CEO da Create IT

No âmbito do apoio à comunidade, e para fazer face à Pandemia do Covid-19, desenvolvemos na Create IT um projeto ao nível do Distrito de Évora, articulado com as entidades regionais (Segurança Social Distrital, Hospital do Espírito Santo de Évora, Misericórdias, IPSS’s e Entidades Cooperativas), para monitorizar os utentes dos Lares, Residências e outras Instituições de todo o distrito.

A App +Próximo reúne os critérios necessários tanto para o pré-despiste quanto para o acompanhamento da evolução da COVID-19 nos utentes mais vulneráveis ao vírus, que precisam de diagnóstico e acompanhamento mais próximo: os nossos idosos.

Baseada nas indicações clínicas fornecidas pelo Serviço de Especialidades Médicas e Direção Clinica do Hospital do Espirito Santo de Évora, a aplicação +Próximo tem por objetivo facilitar o trabalho dos profissionais e cuidadores que acompanham os utentes, que já muito tem feito pelos que nos são mais queridos, permitindo coligir os dados, em diversas escalas, dos seguintes sintomas: Tosse, Febre, Oxigenação, DPOC, Dor de Garganta e Dores de cabeça e/ou musculares.

Em função dos sintomas a aplicação +Próximo classifica o utente quanto ao risco associado ao seu estado de saúde, recomendando o nível de cuidados adequado, e guarda também o histórico dos dados para acompanhar a evolução do utente.

Com esta monitorização é possível uma deteção precoce dos casos de infeção respiratória, nomeadamente pela aferição frequente da oxigenação do utente, identificando problemas respiratórios mesmo antes da apresentação de sintomas mais graves o que permite aos profissionais e cuidadores antecipar também as ações a tomar.

Neste momento, estamos já a alargar o projecto a outras geografias, sendo que caso tenha interesse em que um determinado Lar, Residência ou outra instituição tenha acesso à nossa aplicação, basta registá-lo AQUI.

A aplicação está distribuída por 3 áreas:

  • Portal de Administração:

    Serve para criar Lares, Residências e outras instituições e também para criar o perfil de utilizador dos profissionais a estas associados. Somente utilizadores com perfil de Administrador conseguem aceder a esta área.
  • Portal Instituição:

    Permite a criação de utilizadores para os utentes por parte dos profissionais de cada instituição. Para acompanhamento, permite ter uma visão agregada da situação na instituição e monitorizar qual o nível de cuidados a prestar a cada utente. A aplicação +Próximo permite ainda consultar detalhes de cada utente e de todos os seus registos apresentando também gráficos de evolução da situação do utente. Somente utilizadores com o perfil Profissional conseguem aceder a essa área. Cada profissional pode registar-se diretamente na aplicação ou solicitar o registo a um Administrador.
  • Portal Utentes:

    Com o utilizador pré-criado, o utente ou respetivo cuidador deve aceder ao portal para se registar e receber o link de ativação no email. Com isso passa a ter acesso aos seus registos e poderá incluir novas informações sobre temperatura corporal, dores no corpo, tosse, nível de saturação sanguínea, medicação tomada desde o último registo, etc.

Este é um projeto que se inicia em Évora, onde estamos a falar de um universo de mais de 3.000 utilizadores entre entidades, profissionais e utentes envolvidos, mas que queremos disponibilizar também a todas as instituições que tenham interesse em simplificar as rotinas diárias das suas equipas através da digitalização dos processos de acompanhamento dos utentes.

Estamos a dar o nosso melhor para ajudar aqueles que se dedicam todos os dias a prestar os melhores cuidados a quem deles mais necessita nesta fase.

Que este nosso contributo ajude e mostre que ESTAMOS JUNTOS!